A obter dados...
Esta secção teve a sua origem num grupo de amigos cujo passatempo comum era a pesca desportiva, passando alguns dos fins-de-semana em concursos de pesca não oficiais conhecidos por “concursos pirata” que se realizavam na zona centro, tais como: Barragem da Aguieira, Rio Mondego, Rio Arunca, Rio Liz, entre outros.
Nos finais de 1992, decidiram fazer um clube com o intuito de participação em concursos oficiais na Associação Regional das Beiras e Federação Portuguesa Pesca Desportiva. Ainda neste fim de ano, foram ao primeiro concurso na barragem da Aguieira sem clube formado, com os atletas fundadores António Oliveira, Jorge Agante, João Duque, Henrique Duque, António Dinis, António Martins, João Cascão, Álvaro Cordeiro e Ilídio Andrade.
Findo este ano, e com mais três atletas da Granja do Ulmeiro - Aurélio Leite, António Charuto e Joaquim Padeiro – decidiram avançar para a fundação oficial do clube ligado à Casa do Povo de Vila Nova de Anços, inscrevendo-o na Associação Regional das Beiras e na Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.
Para isso, contactaram João Cruz, à época membro dos Corpos Sociais da Casa do Povo e pescador federado do Clube de Pesca de Montemor-o-Velho, que haveria de obter a concordância da direção da Casa do Povo e tratar de toda a burocracia com vista a federar o clube. Para além disso, João Cruz elaborou o regulamento geral interno da Secção de Pesca, aprovado por todos os pescadores da secção e entregou a cada elemento da secção apontamentos por si elaborados, com algumas técnicas básicas de pesca desportiva.
De realçar, ainda, a ajuda de outros pescadores de Montemor-o-Velho como o Carlos Lino, que ensinou algumas técnicas de pesca, o Dionísio Ângelo, que também era dirigente da Associação Regional das Beiras) e o Dr. Caniço (responsável pelos atestados médicos).
O responsável pela elaboração do símbolo do clube foi o Jorge Augusto. De realçar, também, a colaboração do Santos Mota, do Grupo Desportivo Sourense, que ensinou várias técnicas de produção de engodos.
Desde 1993, o clube e os seus atletas participaram ao mais alto nível nos campeonatos regionais, nacionais e concursos federados, com provas em locais como Amarante, Pinhão, Chaves, Cabeceiras de Basto e em toda a Zona Centro, tendo obtido resultados positivos nos seus variados escalões.
De salientar que todos os anos, este clube, realiza o seu concurso no rio Arunca.
Contactos
Email: clubepesca.cpvna@gmail.com / cpvnapesca@outlook.pt
Pessoa de Contacto: João Luís dos Santos Duque
Contacto do responsável: 917 010 124